Debate feminista avança no Laboratório do DF

Debate feminista avança no Laboratório do DF

por Administradora Usuária -
Número de respostas: 0
 

Foi realizado o segundo dia de estudos e debates sobre a Teoria da Organização sob a Perspectiva Feminista com as mulheres camponesas e trabalhadoras sem terra do DF e Entorno

  4dia foto cine11

Cfemea – 5/2/2026

 

O dia de hoje no Centro de Educação Popular e Agroecológica Gabriela Monteiro foi iniciado com a reunião das Comissões da Cooperativa Feminista para a Sustentabilidade. Elas escolheram uma representante por Comissão, para compor o Núcleo de Interação. Depois dessa escolha, continuaram com a preparação do Plano de Trabalho de cada Comissão. Muitas releram as atribuições das Comissões, outras leram outras partes da Cartilha que foi distribuída ontem com as reflexões sobre os instrumentos e as formas de trabalho das Comissões.

Logo em seguida foram para a sessão de cinema, assistindo dois vídeos que foram escolhidos para fundamentar os debates em oito grupos formados para ler um texto de retalhos e costuras iniciais para uma Teoria da Organização Feminista.

4dia foto cine06 4dia foto cine07
4dia foto cine08 4dia foto roda02
4dia foto roda03 4dia foto roda05
4dia foto roda05 4dia foto cine08
   

4dia foto cine12

O primeiro foi o vídeo preparado pela SOF Sempreviva Organização Feminista intitulado “Economia feminista: aprendendo com as agricultoras” que conta a experiência da Cartilha Agroecológica, uma boa ideia para mostrar e tornar visível o trabalho das mulheres camponesas.

 

O segundo vídeo, organizado pelo Cfemea em 2016, foi o Autocuidado e Cuidado entre Ativistas: uma estratégia para fortalecer as lutas das mulheres, que apresentou a ideia da centralidade do Autocuidado e do Cuidado Coletivo na construção das alternativas para o fortalecimento da autonomia econômica das mulheres.

Nos grupos, além do que assistiram, a reflexão também foi reforçada com a leitura de um texto de reflexão teórica construído a partir de retalhos de textos de feministas latino-americanas.

seta rosa

 

LEIA TAMBÉM 

Um dia cheio de novidades, Laboratório Feminista começa a tomar forma

Um dia importante para as mulheres sem terra e camponesas do DF e Entorno

Laboratório Feminista do DF inicia nova etapa dia 2 de fevereiro